logo RCN

Lula e Joe Biden destacam questão climática em encontro na Casa Branca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacaram a questão climática no início de um encontro na Casa Branca nesta sexta-feira, 10, como parte do primeiro encontro entre os mandatários.

Na conversa, Lula destacou que preservar a Amazônia é fundamental para o mundo e que o Brasil tem compromisso com reduzir o desmatamento e cortar emissões. Biden, por sua vez, afirmou que Brasil e Estados Unidos estão na "mesma página", particularmente no que diz respeito às mudanças climáticas.

Críticas a Bolsonaro

Ao lado de Biden no salão oval da Casa Branca, o presidente Lula criticou o antecessor, Jair Bolsonaro, e disse que os ataques antidemocráticos vivenciados nos Estados Unidos em janeiro de 2021 e no Brasil em 8 de janeiro deste ano não podem se repetir.

Biden disse ao brasileiro que as democracias dos dois países "foram testadas" recentemente e que a "democracia prevaleceu" nos dois casos.

Referência a Trump 

Lula também afirmou que Bolsonaro não gostava de manter relações com outros países e repetia fake news "de manhã, de tarde e de noite". Biden riu e brincou "soa familiar", em referência ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.

"O Brasil é um país onde o povo gosta de paz, democracia, trabalhar, carnaval, samba e muita alegria. É esse o Brasil que estamos tentando recolocar no mundo", completou Lula. Biden acenava com a cabeça, em concordância, ao ouvir Lula. O presidente brasileiro falou também que os dois países devem trabalhar juntos para combater as desigualdades e o racismo.

Eleições

Lula agradeceu Biden por ter reconhecido a vitória eleitoral do brasileiro no ano passado. A Casa Branca disparou um e-mail com reconhecimento do resultado das eleições brasileiras assim que viu o anúncio por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em outubro do ano passado. Os dois líderes aceleraram o encontro para marcar posição contra a extrema direita.

Biden disse ao brasileiro que as agendas dos dois governos parecem "muito semelhantes" e afirmou que as duas nações rejeitam a violência política. "Estamos juntos na defesa das instituições democráticas", afirmou Biden.




Lula indica Dilma para comandar Banco dos Brics Anterior

Lula indica Dilma para comandar Banco dos Brics

Número de mortos em terremoto se aproxima de 23 mil Próximo

Número de mortos em terremoto se aproxima de 23 mil

Deixe seu comentário